quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Mais fotos sobre as saibreiras de Jacarepaguá








As fotos acima foram obtidas pelo GoogleMaps e mostram os danos ambientais causados pelas saibreiras da Estrada da Covanca e da Estrada do Campo de Areira, ambas em Jacarepaguá e que estranhamente obtiveram concessão de lavra por parte do órgão federal DNPM - Departamento Nacional de Produção Miniral e de licença de operação (LO) por parte do órgão estadual FEEMA - Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente.
***
Nas fotos é possível observar que as saibreiras estão devastando área que possui cobertura florestal - parte desta cobertura foi fruto de reflorestamento e estava em início de recomposição - além de situar-se perigosamente em região circundada por habitações.
***
A atividade de lavra de saibro é extremamente danosa ao meio ambiente. Durante seu processo de lavra, é dispersada no ar grande volume de material particulado, que causa infecções e doenças respiratórias. O material transportado em caminhões costuma poluir as ruas próximas com resíduos sólidos, que entopem bueiros e galerias de águas pluviais. A falta de controle sobre a destinação do material também é outro agravante. Muitas vezes é utilizado em aterros ilegais. A extração também provoca riscos de desmoronamento de encostas e o abandono do campo é seguido de erosão e voçorocas. Não raro, há assoreamento de córregos próximos.
***
SE VOCÊ TIVER FOTOS TIRADAS DO LOCAL, NOS ENVIE PARA PUBLICAÇÃO. NOSSO E-MAIL É ecojpa@gmail.com
***
SE VOCÊ É MORADOR DA REGIÃO, CONTE-NOS A SUA HISTÓRIA. DENUNCIE!

Nenhum comentário: